Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Notas Paralelas

Um espaço para escrever sobre coisas e acontecimentos que me despertam

Notas Paralelas

Um espaço para escrever sobre coisas e acontecimentos que me despertam

16.Jan.18

O Instagram já foi espectacular

instagram-icon-2016z.jpg

 

Já fui um grande utilizador do instagram, achva-o o máximo. Passava horas à procura de fotografias perfeitas e depois aplicava aqueles filtros e punha-lhes imensos hashtags e lá vinham os likes, eram muitos.

Seguia também outros fotógrafos amadores que aproveitavam a plataforma para se expressarem, para criarem ângulos e perspectivas que desafiavam a nossa imaginação, tinham centenas de likes por foto e eram seguidos por todos, pois eram garantia de que todos os dias lá vinha algo diferente e excitante sobre o lacal ou coisa mais banal. E, assim foi o instagram crescendo, atraindo cada vez mais fotógrafos, cada vez mais pessoas com criatividade e vontade de se expressar.

Depois começaram a aparecer aqueles que publicam as fotos pessoais, aqueles que facebookizaram a plataforma, começaram a aparecer as fotos de grupos, de férias com a namorada, de jantares e, todas aquelas coisas que as pessoas gostam de partilhar porque acham que vai interessar a alguém. Esta fase coincide com o momento em que o instagram começa também a ter cada vez mais marcas e publicidade, inundando o nosso feed com anúncio de produtos que não nos interessam. Não vou sequer falar sobre a ligação ao facebook porque acredito que mesmo pertencendo ao facebook o instagram poderia ter continuado a ser interessante.

Após se massificar o instagram perdeu aquela vibe de app de nicho e começou a ser a plataforma usada pelo facebook para copiar descaradamente as apps que não consegue comprar, como o caso do snapchap. Após uma tentativa falhada de comprar o snapchat o instagram introduziu as suas stories, que horror! Até é interssante mas, aquilo é o snapchat. Logo a seguir introduziu o envio de fotos por chat que se apagam assim que são vistas, quem é que já fazia isso? Precisamente, o snapchat. Algumas destas inovaçoes foram extendidas ao facebook mobile, ao messenger e até ao whatsapp.

A ideia do facebook para dominar o mundo das redes sociais é simples, utilizar as suas imensas reservas de dinheiro para adquirir todas as apps interessantes que aparecem e se não as conseguir comprar, como sucedeu com o snapchat, copia descaradamente.

Eu gosto do facebook e do snapchat, deixei de usar o instagram porque usava aquilo porque gostava do conceito de tirar fotos aplicar-lhe um filtro e publicar, agora o instagram para além de fotos, tem também stories, chat, envio de fotografias por chat que se apagam, directos, enfim, uma panóplia de coisas que transformaram a app numa verdadeira confusão, é o querer ser tudo para todos.

2 comentários

Comentar post