Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Notas Paralelas

Um espaço para escrever sobre coisas e acontecimentos que me despertam

Notas Paralelas

Um espaço para escrever sobre coisas e acontecimentos que me despertam

06.Fev.18

Porque não resistimos a uma boa história?

É facto, não consigo resistir a uma boa história. Nunca sei se é história os estórias, só me apercebi da palavra estórias já andava na faculdade e até aí sempre me referi às estórias como histórias, daí continuar a chamar-lhe histórias. Também não tenho a certeza se a palavra existe em português, por vezes tenho a sensação de se tratar apenas de uma tradução literal da palavra inglesa stories. Incrível como a língua inglesa sempre tão parca em palavras, neste caso tem uma distinção efectiva entre History e Story, ao contrário do que acontece em quase todas as outras definições onde a língua portuguesa é mais rica e a inglesa mais espartana.

Não há nada como uma boa história, por ela ficamos horas agarrados a um livro, por ela chegamos atrasados a um encontro, por ela podemos até nem sair de casa num sábado à noite. Uma boa história transporta-nos para uma realidade que não é a nossa, faz-nos sentir coisas que outras personagens sentem, é por isso que vamos todas as semanas ao cinema, para vivermos a realidade de outros, daquelas personagens fictícias, é por isso que não conseguímos largar um livro que nos conta uma boa história, sendo que no caso dos livros a obssessão pela história é ainda mais pronunciada porque nos vamos identificando com as personagens ao longo da história e imaginando os comportamentos e cenários em função das nossas referências. Um livro tem a vantagem de ao nos contar uma história nos contar a nossa própria história porque é a nós próprios que nos vamos vendo ao longo da história enquanto que um filme nos conta como outros viram a história.

Estou ansioso por chegar a casa e retomar o livro que comecei ontem à noite e que já vou na página 120! Precisámos de histórias para ouvir e para contar, afinal quem são as pessoas mais interessantes? Precisamente aquelas que contam as melhores histórias.

A história deste post está contada, é uma história sobre histórias sem história!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.